Pesquisa

domingo, 9 de maio de 2010

Como sobreviver no metrô do Rio de Janeiro

Para quem é carioca e pega o metrô todos os dias, sabe quão difícil é sobreviver dentro deste transporte. Isso mesmo... sobreviver!!! Abaixo darei algumas dicas de como conseguir esta incrível proeza.

COMO ENTRAR NO VAGÃO: Para esta situação existem 3 possibilidades, vamos a elas:
1 - Entrar empurrando: geralmente é o método mais eficaz, pois de forma abrupta você consegue abrir um espaço que antes não existia. O cidadão que consegue esta proeza nunca é bem visto, porém isto é irrelevante... quando se sabe que atrás deste sempre terá um outro desesperado e que irá empurrar... o que tira a culpa do primeiro que o fez, e culpa o último.
2 - Entrar aonde tem mulher na porta: técnica infalível, pois a mulher geralmente se preocupa com a roupa, o cabelo, e somado a isso, o fato de que a mulher é o "sexo frágil"... logo nem tem muita resistência. E cabe ressaltar que esta dica é unissex, ou seja, até mesmo uma mulher pode intimidar uma outra na porta.
3 - Fale algo que intimide: Outro dia desses eu ouvi um cidadão muito criativo dizer: "Estou excitado, saiam da frente!". Nem preciso dizer muito o que aconteceu depois, até porque não haveria nenhum louco com coragem para tirar a prova... logo um buraco se abriu na porta, e o homem tranquilamente entrou.

COMO PERMANECER NO VAGÃO: Tarefa dificílima, pois nas estações que saem e entram muitas pessoas (dependendo do atraso pode ser todas as estações), quem fica sofre uma força maior que a correnteza de uma praia muito forte. De tão forte acabou por ganhar, de alguns usuários, o código FC (Forte pra c....aramba!).
Quer fazer um teste, entre no metrô e fique no meio do carro (entre as duas portas). Aguarde o aviso (ou não) da chegada na estação CENTRAL, ou ESTÁCIO... e você verá quão forte é esta força, pois ao mesmo tempo que você abre espaço para as pessoas saírem, você meio que é carregado pelas demais que tentam, sem sucesso, passar por dentro de você. Se você não se preparou para este momento, provavelmente já foi expulso do vagão sem a mínima vontade de sair, e o pior, para voltar sempre é mais difícil, pois o lugar que você ocupava já estará indisponível!
Dica para estes casos é: segure firme em qualquer haste do metrô e lute contra os desesperados até suas forças acabarem. Lembre que toda ação tem sua reação, logo devolva na mesma proporção a força que tenta lhe expulsar.
E por fim lembre-se: a força nunca estará com você!

SAIR DO METRÔ: Nossa... tão difícil quanto entrar e permanecer! Geralmente é uma batalha de braços e pernas igual "cama de gato".
Uma técnica muito boa para estes casos é avisar antes ao da frente que você quer sair. Se o cidadão não se mexer é porque ou é surdo, ou porque também vai soltar... ou até mesmo quer desafiar você a um duelo! Nos dois primeiros casos, ao abrir a porta... o cidadão acaba se tocando e sai... mas no último caso um duelo é iniciado. O macete é se colocar de lado para o cidadão e esperar a força FC acontecer. Neste momento, empurre o cara para o interior e aproveite a força FC para sair, e o duelo será encerrado. Porém se mesmo assim, o cidadão insistir em permanecer na mesma posição, se jogue na força FC e leve o condenado junto com você!

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1 - Caso ao chegar na estação veja a mesma lotada, ou pessoas reclamando... prepare-se... o mesmo está atrasadaaaaaaço! Desista e pegue outro transporte.
2 - Antes de entrar no vagão olhe para o rosto de cada pessoa que esteja lá dentro, ou passe a mão no interior do vagão. Se estiver quente desista, o ar condicionado não está funcionando!
3 - Se alguém tentar entrar com o vagão lotadíssimo, e você infelizmente é o "guardião da porta", empurra o cidadão pra fora, não o deixe entrar... é sua obrigação manter a paz dentro do vagão.
4 - Nos casos de rebelião dentro do carro, se afaste para não sobrar pra você... mas se isso nem for possível, apóie o cidadão mais forte.
5 - Nunca pare atrás de uma mulher formosa (gostosa na gíria popular), pois fatalmente a mesma reclamará com medo de contatos inferiores de 5º grau!
6 - Nunca solte gases no metrô, tenha amor a vida e também aos demais sofredores.
7 - Se não tem dinheiro para comprar o fone, não abra o viva voz do celular, principalmente de NEXTEL, pois poderá sofrer retaliação.

O mais importante de tudo é entender que, todos os usuários do metrô, sofrem o mesmo que você... logo não crie confusões e nem se sinta lesado. Curta a viagem como uma comédia, e verá que os problemas irão diminuir.
Mas se tudo der errado e você se sentir à beira da morte, pegue um táxi... pois apesar de caro, é o único transporte que você terá exclusividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário