Pesquisa

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O homem irracional

Na época da escola, mais precisamente no 1º grau, eu aprendi algumas teorias evolucionistas listadas nos livros de ciências. Aprendi que haviam duas classes: o animal racional (homem) e o irracional. Como sou cristão, eu creio na criação do mundo pelas mãos de Deus, logo creio que o homem não é um animal, e sim um ser humano superior a classe dos animais.
Independente do seu ponto de vista sobre a existência do homem, podemos concluir que ambas as teorias colocam o homem como um ser mais inteligente e com supremacia sobre as demais seres. Porém o que constatamos hoje, é que toda essa supremacia de inteligência do homem, está tornando-o cada vez mais irracional, e nada inteligente! Mas se por um acaso você não concorda, pense em algumas situações como:

1 - Um bando de embriagados ao volante, se matando e matando outras pessoas nas ruas;
2 - Pessoas que veem um filme de ação e que matam outras por misturar realidade com ficção;
3 - Jovens ateando fogo em animais e pessoas de rua;
4 - O preconceito em um modo geral;
5 - Desmatamento de florestas, pescas predatórias, aumento dos gases poluentes... e etc.

Agora pergunto eu: O que tem de inteligente nisto tudo? Será que podemos nos destacar dos animais "irracionais"? Pelos exemplos acima, podemos concluir que não!
É óbvio que existem as exceções, mas há uma grande quantidade de pessoas que, a cada dia, se tornam mais e mais irracionais, sem sentimento, egoístas, ambiciosas. Existem canais de televisão aqui no Brasil que deturpam conceitos fundamentais para um cidadão de bem: a família! Existem ainda outros que incentivam más práticas, e tornam situações terríveis em cenas engraçadas! E volto a perguntar aonde há inteligente nisto?
Vivemos épocas de revolta da natureza, pois coisas que antes eram sensacionalismo dos filmes de HOLLYWOOD, hoje já se encontram em nossa realidade. Veja as mudanças do clima no Brasil, os acontecimentos que antes não tínhamos por aqui e que agora acontecem como furacões, terremotos e etc. Somados a isso temos os problemas com a criminalidade, desigualdade social, falcatruas, roubos... nossa, quanta coisa ruim não é? E pergunto novamente, aonde está a inteligência nisto tudo?
Há quem vai dizer: "O mundo evoluiu, a tecnologia evoluiu...". Sim, claro... é óbvio e notório isto, mas do que adianta termos evolução tecnológica, se regredimos como seres dominantes? Do que adianta termos tecnologia, se amanhã não teremos água, ar puro, temperaturas "amigáveis"? Do que adianta sermos superiores se o mais mísero inseto faria um mundo 1000 vezes melhor que qualquer um de nós? Não adianta nada, pois não teremos mais nada, e não seremos mais nada!
Precisamos acordar para a realidade, olhar para o nosso cão ou outro animal e saber que somos responsáveis pela vida deles. Saber que uma atitude errada minha, para com a natureza, pode ser o fim da espécie deles e da minha também! Precisamos preservar as belezas do Nosso Deus, viver melhor, sorrir mais, chorar mais... precisamos raciocinar antes de falar, agir de forma imbecil! Precisamos por fim, ser mais racionais... usar a cabeça... pensar! Talvez pensando, possamos nos tornar seres humanos melhores, superiores mas respeitadores, assumir a responsabilidade do caos mundial e tentar com todas as forças preservar a vida, lutar pela fauna e flora deste mundo, lutar contra a maldade exagerada que hoje vemos!
Não dá mais para aceitar e engolir o homem irracional! Não dá mais para ligar a TV e ver homens irracionais caçando e matando animais por diversão! Algo precisa ser feito para transformar o homem irracional em um ser inteligente, e isso pode começar por mim e por você.
A minha intenção aqui não é agredir a ninguém, mas sim de lembrar que cada animal depende das suas atitudes, até o menor inseto... depende de você! Cabe a você lembrar isto todos os dias, ser diferente, e em hipótese alguma se deixar levar pelas atitudes irracionais dos demais!
Seja diferente, tenha amor, sorria... tome partido das coisas erradas e tente mudar, mesmo sabendo que não acabará com os problemas... mas ao menos fez sua parte para diminui-lo.

SEJA UM SER HUMANO!

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto!
    Agradecido por suas palavras.
    Na paz, procure o livro Universo Em Desencanto.
    Salve!

    ResponderExcluir