Pesquisa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Hoje as crianças não têm infância

Sempre que tenho um tempo, fico relembrando as muitas situações que vivi... sejam elas na infância, adolescência, ou até mesmo situações ocorridas recentemente. E quem não faz isso, certo?
Pois bem, esses dias estava relembrando a minha infância e tudo que aprontei e sofri nesta época. Lembro que eu e meus irmãos sempre estávamos juntos com os amigos e primos, criávamos histórias, campeonatos de botão (esse foi terrível), de ping-pong em mesa redonda da cozinha (não sei como conseguimos nem jogar)... jogávamos futebol, vôlei... enfim, foi muito legal e divertido!
Na atualidade o que vemos, é bem diferente das boas épocas das décadas de 80 e 90, pois a criança de hoje não tem mais infância! Acha exagero? Então tente acompanhar a rotina dessas crianças atuais e concordará com o que digo.
Hoje o que mais se vê são "crianças digitais", daquelas que não largam o computador e games. Passam a maior parte do dia em frente a uma tela, se desconectam do mundo e perdem a oportunidade de ter contato com outras crianças e de brincar. E o pior é que os pais adoram este comportamento, pois assim podem se concentrar em outras tarefas enquanto a criança ficar ali "enraizada" em frente a tela do PC ou da TV.
É lógico que é importante conhecer as novas tecnologias, e não é crime algum usar o PC... jogar games... pois isso até eu faço. O grande problema é que, não controlando isso, cria-se uma criança totalmente sedentária... daquelas que só vive no quarto... só come no quarto, e quando vê o dia já acabou! Sem contar as questões de falta de controle do que se vê... joga, o que pode fazer a criança conhecer mais do que a sua idade deveria permitir.
Sei que não sou pai e que não tenho experiência em criar filhos, mas não precisa ser pai para ver e entender que uma criança precisa sair de casa, aproveitar o ar puro... conhecer a natureza, entender mais da vida... brincar com outras crianças (se possível diariamente), pois assim irá crescer e se desenvolver... ao invés de ficar retraída em seu "pequeno mundo" digital.
Meus pais sempre incentivaram as brincadeiras, e eu e meus irmãos, primos e amigos, sempre nos divertimos sem PC e jogos. Brincávamos de polícia e ladrão... inventávamos diversas histórias para encenar... e tenho certeza que isso nos ajudou a nos tornar o que hoje somos. Logo digo que nós e todos que viveram esta época, tivemos infância de verdade!
Se você é pai e seu filho(a) ainda é pequeno, dê a oportunidade para que ele cresça e diga que teve infância. Dê a oportunidade dele brincar, conhecer amiguinhos, e viver cada etapa da vida sem amadurecer mais do que sua idade. Fazendo isso, você estará recriando as boas épocas de criança. Fazendo isso você estará ajudando seu filho a realmente ter uma infância.

Um comentário:

  1. Verdade. As crianças de hoje o precisam ser realmente crianças: correr, brincar, cair, se sujarem... precisam colocar pra fora toda a energia que é própria da idade. Sem falar que essas vivências são importantíssimas para sua vida futura.

    ResponderExcluir