Pesquisa

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O mal dos padrões de beleza atuais

     Hoje no Facebook, tive acesso ao texto escrito por Arnaldo Jabor... falando sobre gordinhos, e fazendo comparações com outros estilos de vida. E lendo este texto, me inspirei para vir aqui escrever sobre um tema que tem afetado a sociedade atual: a supervalorização do exterior... da estética!
     Todos os dias, somos "bombardeados" pela mídia com propagandas valorizando corpos esculturais, fortes ou atléticos. E devido a este "bombardeio", vemos várias pessoas aderindo a estes padrões imbecis de beleza, e fazendo dietas suicidas, ou excedendo na prática de exercícios físicos! E tudo para estar no padrão, para não ser "diferente".
     Ora... logicamente entendo que a prática de exercícios físicos, nos ajuda no quesito saúde... e nem vou perder tempo aqui enumerando os benefícios, pois todos sabem quais são eles. O foco desta postagem é alertar para uma valorização excessiva do corpo, se esquecendo do principal: o que está dentro dele! Ou seja, mais vale hoje ser bonito, fortão e não ter nada na cabeça... do que ser fiel, sincero... e ter princípios!
     Quem é gordinho sabe do que falo. Quantas vezes você, gordinho, saiu na rua e foi notado por uma bela moça? Ou você, gordinha, quantas vezes foi assediada em uma festa por galãs de cinema? Tirando as exceções, a tendência é a maioria pensar que foram poucas as vezes! E é isso mesmo... infelizmente! Hoje a grande maioria das pessoas se preocupam muito mais com o que a pessoa é por fora, de como ela se veste, do que ela tem para oferecer... do que o interior... o que ela pensa, prioriza... enfim, de quem realmente a pessoa é.
     E quem é negro... está livre disso? Claro que não! Eu sou negro e posso afirmar que, muitas vezes fui preterido por mulheres... simplesmente por não ser branco... não ter cabelo liso. Sem contar as muitas vezes que eu, tentando acessar prédios da alta classe, fui indagado e visto como um potencial bandido! E novamente, tudo isto devido aos malditos padrões estéticos da atualidade, que só mostram brancos felizes, ricos... e os negros, quando aparecem, nunca são a maioria!!!
     Estou convicto que o aumento das separações, da infelicidade nos relacionamentos... está ligado diretamente a estes padrões. Pois as pessoas, cegas pela estética, se envolvem e percebem com o tempo, que aquele corpinho bonito não atende as suas expectativas e anseios, e terminam... divorciam... se separam. Ou seja, são obrigadas a sofrer para entender que a vida a dois vai além do corpo físico, vai além do tocar... e no fim o que realmente tem valor é o interior!
     Quero aqui aproveitar o espaço, e deixar uma mensagem para estes manipuladores de padrões: EU NÃO VOU SEGUIR VOCÊ! E faço justamente o contrário... valorizo as pessoas pelo que realmente são. E graças a isso, tenho excelentes pessoas por perto... sendo gordinhas ou magras, brancas ou negras!!!
     E digo mais, se você é gordinho(a)... seja feliz e ignore estes padrões de beleza estilo "lombriga". Tome o devido cuidado com sua saúde, mas não deixe sua auto estima baixa por não ter um corpo atlético. Saiba que vale muito mais ser uma boa pessoa do que ter um bom corpo. Até porque corpo se vai com o tempo, se desgasta... diferentemente do interior, que permanece até o fim da vida!
     Termino dizendo que devemos derrubar estes padrões fúteis de beleza, e levantar a bandeira da valorização do ser... do interior!!! Vamos valorizar a pessoa e não sua "casca", e tenho a certeza que um dia, todo e qualquer preconceito gerado por estes padrões estéticos, será exterminado! E então não mais nos importaremos se a pessoa é gordinha, se é branca... negra... magra... mas sim o que ela tem a oferecer por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário