Pesquisa

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Prevenir: palavra pouco usada no Brasil

     Quando vi na televisão a tragédia de Santa Maria, ouvi  muito sobre prevenção... prevenir... mas nada de  ações, atitudes, mudanças que visem a prevenção propriamente dita do que a lamentação de mais uma tragédia em meio a falta de fiscalização e uma enorme falta de respeito e responsabilidade!

     Certo dia estava conversando com uma pessoa que visitou os EUA há dois anos, e ouvi muito também a palavra prevenção. Porém lá, diferentemente daqui, eles de fato previnem e se preocupam em evitar o problema do que remediá-lo e lamentá-lo! A começar pelo trânsito, até onde me disse, os governantes americanos se antecipam ao problema caótico que se instaurou por aqui: engarrafamento. Até onde me contou esta pessoa, eles criam ruas quando percebem que as existentes começam a ter pequenos engarrafamentos.

     Independente do que de fato ocorre nos EUA, percebemos claramente que há uma enorme distância entre a fiscalização dos países mais ricos e o Brasil. Lá a fiscalização "marca duro" com os "malandros", e multa, pune, fazendo com que a impunidade pense duas vezes antes de bater a porta deles! Já aqui é uma verdadeira zona!!! Muitos donos de boates, bares, operam com alvará vencido... ou até mesmo sem um alvará... e colocam milhares de vidas em risco com seus serviços precários! Talvez agora com este incêndio e muitas mortes, nossos governantes pensem mais sobre este tema, e também sobre prevenção.

     Precisamos levantar a bandeira da prevenção, para que venhamos a tomar isto como um hábito, e isto certamente ajudará a criar ambientes mais seguros e a evitar catástrofes como estas.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário