Pesquisa

quarta-feira, 5 de março de 2014

Greve dos garis

     Neste carnaval, andando pelas ruas do Rio de Janeiro, percebi um certo acúmulo de lixo nas calçadas. Fiquei achando que era coisa do carnaval, onde muitos porcos aproveitam para deixar sua "sujeirinha" como se fosse sua digital de ignorância e falta de amor a cidade! Porém me assustei quando constatei que na verdade... tudo não passava de uma greve de parte dos garis, que reivindicavam melhores salários (e outras coisas que não me recordo agora..rs).

     Após a divulgação da greve pela televisão, vi postagens no Facebook de alguns políticos oportunistas... criticando a atitude de punir os garis. E depois que a punição resultou na demissão de alguns tantos deles, mais "protestos" virtuais aconteceram na internet. Mas quem afinal está certo? Será que foi correta a atitude da demissão? O protesto não é válido? Abaixo deixo a minha humilde opinião.

     Acho que toda profissão deve ser valorizada, independente do grau de instrução que exija, independente de qualquer coisa. E acho que no caso do gari mais ainda, porque ser gari é algo muito complicado no Rio de Janeiro, pois muitos cidadãos (chego a acreditar que é a maioria) "emporcalham" a cidade por mera preguiça ou falta de senso de comunidade... deixando uma enorme quantidade de lixo para os garis limparem!!! Logo é uma profissão que realmente precisa ser valorizada, até pelo enorme esforço deles em deixar nossa cidade limpinha para o outro dia.

     Por outro lado, existe também a questão do momento de reivindicar melhores salários e outras coisas que a classe queira. Não se pode, em hipótese alguma, deixar a população exposta a um acúmulo de lixo vergonhoso, e em pleno carnaval! Não se pode agir de má fé em uma época que a quantidade de lixo (principalmente de latinhas de cerveja) aumenta e muito! Logo neste ponto, os garis grevistas erraram... pois prejudicaram muito mais o povo, que paga os seus salários, do que o "chefe". Prejudicaram suas próprias famílias, expondo elas a montes de lixo, mau cheiro, e certamente... doenças! E isso foi o que gerou a resposta por parte dos governantes, para com a empresa e os grevistas... e que infelizmente resultou na demissão de uma parte que não voltou a trabalhar.

     Se colocarmos em uma balança a reivindicação sincera e mais que correta, contra os danos causados e o momento inoportuno para tal atitude, concluiremos que o resultado (aumento de 9% e as demissões) não justificou a greve. E digo mais... a greve poderia ter sido esquematizada junto ao sindicato para um momento posterior, e talvez assim tivessem tido o reconhecimento que lhes é de direito. Mas como o "leite já foi derramado", resta agora a reflexão de ambas as partes para um melhor serviço de limpeza, agregando satisfação do funcionário e o serviço bem prestado a população.

     Concluindo, acho que muita gente acaba entrando no "automático" e criticando o poder em defesa dos oprimidos. Mas desta vez acho que, apesar de acreditar que a decisão foi muito rígida e desnecessária, a justiça foi feita... principalmente para com o povo que "sempre paga o pato". Isso não quer dizer, em hipótese alguma, que desmereço a classe trabalhadora e suas reivindicações... só não apoio a desordem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário