Pesquisa

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para onde caminham os jovens de hoje?

A cada dia lemos e ouvimos sobre muitas situações envolvendo jovens, que acabam em fatalidade. E mesmo assim, parece que tais situações trágicas atraem mais e mais jovens para um caminho de "perdição". E estes fatos me fazem refletir na pergunta do tema: Para onde caminham os jovens de hoje?
Atualmente eu tenho 27 anos e, por este motivo simples, sou jovem. Minha criação (como já disse em outras postagens) foi muito conservadora, logo sempre ouvi muitos "não pode isso...", "isso é errado...", e por este e outros motivos desenvolvi um senso do certo e do errado muito grande. Também adquiri uma percepção dos lugares que não me oferecem perigos, e estes frequento até hoje sem ter nenhum problema. Logo me considero um jovem tranquilo, e que certamente jamais estará envolvido em qualquer tipo de crime... e por consequência, dificilmente farei parte da estatística de "jovens mortos por imprudência".
Recentemente tivemos um caso de dupla quebra de regras, que culminou com a morte do filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães. Digo dupla quebra de regras, pois tanto o filho dela quanto o atropelador estavam dentro de um túnel que estava fechado e que, até onde me falaram, só fica disponível para viaturas policiais, bombeiros, ambulâncias, enfim... serviços emergenciais. Mas o que aqueles jovens faziam ali, tendo vários outros lugares para praticar suas atividades? Sinceramente é uma pergunta dificílima de responder, porém acho que a resposta mais simples e direta, é que na atualidade os jovens buscam o proibido para valorizar seus feitos, para ganhar "moral com a galera".
Não vou aqui julgar de forma generalizada todos os casos, e nem de forma alguma julgar o filho da Cissa, até por respeitar ela como mãe e ser humano. Mas se analisarmos todos os casos, concluiremos que alguém precisa "frear" a juventude atual, e regrá-la para que fatalidades como estas, possam ser evitadas! Mas quem será esse "alguém"? As autoridades? Os pais? As escolas? Acho que todos.
Primeiramente os pais precisam deixar claro para os filhos, o que é certo e o que é errado, porém o que vemos muito hoje são pais "abandonando" seus filhos à própria sorte, deixando eles descobrirem o que é errado, fazendo o errado. E quando se vê já é tarde demais.
Em segundo lugar, acho que as autoridades do Rio de Janeiro dão muitas brechas para que a impunidade prevaleça, e a impunidade geralmente será o "estopim" para que situações trágicas ocorram. Por exemplo, se houvesse uma viatura policial fiscalizando as entradas dos túneis, fatalmente não teríamos nem os jovens do racha e nos os jovens de skate dentro do túnel. E nem adianta pensar que o que tem que ser... tem que ser... pois isso só existe para quem não se mexe, para quem deixa o problema acontecer e simplesmente não faz nada!!! Infelizmente o nosso estado sofre com a impunidade, e com isto temos visto mais e mais casos de quebras da lei no nosso dia a dia.
Em terceiro e último lugar, as escolas precisam educar melhor seus alunos, principalmente as escolas públicas, pois até onde sei, nessas escolas tudo é possível... até usar drogas. Precisa melhorar a qualidade de ensino, controlar melhor os alunos e, principalmente, impor respeito e mostrar que a escola não é a rua que cada um mora, escola é escola... professor é autoridade... e pronto. O aluno não pode simplesmente entrar na escola e fazer o que quiser, tem que ser regrado.
Por fim, acho que com estes três "pilares" (educação, pais e autoridades) agindo da forma correta, teremos jovens caminhando para um futuro promissor e, o mais importante, com qualidade de vida.

OBS: Gostaria de aproveitar e deixar aqui uma frase para a atriz Cissa: "Que a paz de Deus habite em seu coração e e toda a sua família".

Nenhum comentário:

Postar um comentário