Pesquisa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O exemplo que veio das profundezas

Acho que o assunto que mais está sendo destacado na mídia mundial atualmente, é o resgate dos mineiros no Chile. E é baseado neste assunto, que irei retirar a minha reflexão de hoje.
Qual é o seu limite? Já pensou nisso? Não? Bom, se você ainda não sabe, hoje irá descobrir. Para cada pergunta feita aqui, responda com as seguintes opções:
a) "Perco a cabeça"
b) Fico intranquilo
c) Tento "esfriar" a cabeça e me planejar para a atual realidade, e as próximas ações

Agora reflita nas situações ruins que poderiam acontecer em sua vida, como: perder o emprego, separação, traição, perder uma pessoa querida, assalto, estresse no trabalho... e outras tantas passíveis de acontecer a todos nós. E responda, para si, com as opções citadas acima.
Se você respondeu a maioria com a opção "A", isso mostra que você se "explode" por qualquer razão, logo seu limite é pequeno demais! Se você respondeu mais com "B", mostra que você tem um certo limite, mas não o suficiente para ficar despreocupado. Agora se você respondeu mais com a opção "C", você é uma pessoa realmente tranquila, paciente... enfim, tenta descobrir saídas em meio ao caos. Agora se você respondeu tudo "C", ou você não se preocupou em expor como realmente é, ou é alienígena, ou uma pessoa EXTREMAMENTE CALMA, o que merece até destaque em maiúsculo!
Com o seu limite estipulado, imagina você agora não poder mais ver quem ama, ficar preso debaixo da terra por aproximadamente 2 meses e 10 dias, e ainda sem perspectiva de sair. Acho que a grande maioria responderia com "A" e no máximo "B", mas "C" nunca! Pois é, os mineiros do Chile são um verdadeiro exemplo de quem selecionaria a opção "C" com facilidade, pois tiveram calma, pensaram em como superar, e hoje, graças ao Maravilhoso Deus... estão sendo resgatados!
Ontem acompanhei até 1h da manhã as ações de resgate, e fiquei emocionado ao ver o primeiro mineiro ser resgatado! Foi uma cena inexplicável e ao mesmo tempo me senti no lugar dele. Como agiria? O que faria? Será que teria a mesma tranquilidade dele e dos demais em manter a calma e aguardar o salvamento? Que situação complicada!
Acho que devemos refletir nas nossas vidas, e rever conceitos do que realmente vale a pena ou não... do que realmente devemos nos preocupar e do que podemos deixar em segundo plano. Quer um exemplo? Imagina você em um assalto, o que faria? Deixaria o bandido levar o carro? Tentaria escapar do assalto, por se tratar de um bem importante e caro? É óbvio que eu, particularmente, deixaria levarem o carro... mas houveram pessoas que optaram por priorizar o carro e perder a própria vida, e/ou a de seus familiares!
Ver exemplos como os destes mineiros, me faz pensar no quão importante é a vida, a família, e no quão supérfluas são as demais coisas. Tem pessoas que se matam porque seus ídolos também morreram... tem pessoas que choram quando seu time é rebaixado... tem pessoas que se irritam simplesmente porque alguém, sem querer, pisou no seu pé... e por aí vai. Será que essas e tantas outras coisas são tão importantes? Acho que se nos basearmos no exemplo destes mineiros, concluiremos juntos... que o que mais importa antes de qualquer coisa... é VIVER! Que o mais importante não é se "estourar" a cada problema que apareça, mas rever a situação e planejar uma saída. Imagina se estes mineiros ficassem irritados, acho que seria muito mais massacrante cada dia ali. Porém ao verem que precisavam rever e superar aquela adversidade, resolveram se unir e ter calma, e o resultado não poderia ser diferente!
Até ontem, só haviam 33 mineiros dentro da mina... mas hoje ao ver aquele exemplo, me sinto também um resgatado e consciente do que realmente importa na minha vida. Que tal se resgatar também? Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário