Pesquisa

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nós precisamos ser brasileiros

   Todos os dias, quando pego o metrô, ouço pessoas reclamando do serviço... até eu reclamo... e às vezes muito! E geralmente quando alguém reclama comigo, eu pergunto: Você votou em fulano... ciclano? E quando a pessoa responde que sim, eu digo que ela colaborou para que este serviço esteja ruim!!!
   O que tenho visto em muitas pessoas é que elas gostam de reclamar, de discursar, mas não desejam fazer acontecer... não querem se dispor a lutar e requisitar mudanças. E este não é o perfil apenas daqueles que utilizam os transportes públicos, mas sim da grande maioria (quase toda) da nação... da grande maioria (quase todos) dos brasileiros.
   Você deve estar estranhando o título desta postagem, pois caso tenha na sua identidade a nacionalidade BRASILEIRA, me questionará sobre o que quero dizer com "Nós precisamos ser brasileiros". Calma, vou explicar.
   Toda vez que vejo algum documentário, filme... falando dos EUA, sempre vejo muito patriotismo e amor dos cidadãos para com seu país. Vejo bandeiras hasteadas nos quintais das casas, vejo pessoas cantando o hino nacional com orgulho, vejo filmes exaltando a união do povo para enfrentar até aliens e zumbis! E ao conversar com algumas pessoas que já foram aos EUA, comprovo este amor pelo país... essa devoção a pátria!!!
   O que quero dizer com isto? Que aqui no Brasil, não temos esse amor a pátria, não ligamos para o Brasil... mas só para nós! E não estou tendo uma visão pessimista da questão, mas sim sendo realista... pois a todo momento vejo isso. Exemplos: elegermos para cargos políticos pessoas que nada tem a ver com isso, não preservamos nossas ruas limpas, não cobrarmos melhorias nos serviços como transporte, saúde... entre tantos outros exemplos. Ou seja, a realidade no Brasil é "cada um por si"... só vale o EU... o outro que se dane!!!
   Talvez você pensará que estou sendo radical, que o Brasil é hospitaleiro, que o brasileiro ajuda o outro nas adversidades... e etc. Sim, o brasileiro é hospitaleiro... e realmente temos diversas provas disso... mas devido a falta de amor a pátria, e devido a tantas outras questões, é que o Brasil está como está! Talvez se fôssemos mais ativos, mais perseguidores das boas causas, talvez não precisássemos ajudar tanto os outros, pois estes estariam em melhores condições... pois a renda seria melhor distribuída... e a vida de muitos hoje miseráveis, poderia estar e ser melhor. Mas quem se importa? Eu... você... e os demais?
   A verdade é que a grande massa deste Brasil, não se importa nem com o chão que pisa, o que dirá com o outro. Talvez isto justifique a visão dos estrangeiros de que o Brasil é o país do futebol, das belezas naturais, do carnaval, e da mulher gostosa! Pense e responda se eles estão errados? Se tirarmos isso o que resta?
   E para piorar, temos uma massa grande dos nossos jovens cometendo diversas atitudes idiotas como brigar pela liberação da maconha, como sair de casa e beber e causar um acidente... enfim, o que será do nosso Brasil amanhã... se a grande parte da juventude ignora os bons costumes e só busca o que é ruim? Sinceramente temo pelo futuro dos meus filhos e netos!
   Para finalizar queria deixar um exemplo, que me fez animar e ver que ainda existem pessoas que se importam com o outro, e que se não podem mudar todo um país, ao menos mudam a vida de quem cruza o seu caminho. Que possamos refletir na imagem abaixo, e desejarmos... mesmo que por uma só vez... sermos brasileiros... mas de coração... de atitude... um brasileiro de verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário