Pesquisa

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Evolução ou involução? Eis a questão!

     Hoje vi em um comentário de uma notícia esportiva, uma pessoa criticando outra e citando a evolução do mundo como justificativa. Na verdade o debate em nada tinha a ver com isto, porém como é comum nestes sites... as pessoas disputam quem é o melhor time, torcida... e blá blá blá... e em um determinado momento um cidadão postou um comentário um tanto preconceituoso, e este comentário fez com que uma outra fizesse uma crítica e aí sim citar a "evolução do mundo".

     Por mais inútil que fosse este debate, me peguei a pensar na tal "evolução" citada no comentário... e me perguntei se esta pessoa não estaria certa. Será que evoluímos, se compararmos as antigas civilizações com a nossa sociedade atual? Será que estamos muito a frente do que eram, pensavam?

     Se analisarmos o quesito tecnologia, vemos uma quantidade absurda de melhorias espalhadas pela Terra! Celulares, computadores, aparelhos hospitalares, internet, redes sociais, comunicação, TV... enfim... tudo evoluiu por causa das descobertas tecnológicas. Hoje nas ruas dos grandes centros urbanos, o que mais vemos são pessoas no Facebook, em ligações, assistindo vídeos, ouvindo músicas... lendo notícias, enfim, uma série de coisas que em um passado não muito distante... sequer existiam ou sequer eram acessíveis a população em geral!

     Se analisarmos também a ciência, principalmente em prol da medicina, vemos diversas evoluções no que diz respeito a tratamentos, medicamentos, procedimentos... e certamente hoje muito menos pessoas morrem por doenças que, na antiguidade, eram perigosíssimas! Logicamente ainda faltam muitos avanços, descobertas... principalmente para doenças "lendárias" como a AIDS e o câncer, que assolam a humanidade há muito tempo! Porém se resumirmos, a medicina de hoje é certamente superior a do passado.

     Então, resumidamente falando, evoluímos? Sim, mas também regredimos ou sofremos do mal da involução! E se você se decepcionou com isto, saiba que a Bíblia em uma frase resume o que penso: "... o mundo jaz no maligno!". Basta acompanhar os noticiários e as "porcariadas" que vemos na TV, e lemos nos jornais, e já será mais que suficiente para provar o que falo!!!

     Reflitam sobre nossos programas televisivos, e vejam a quantidade de inversões de valores temos em novelas, jornais e filmes. Vejam a quantidade de barbaridades que têm ocorrido em nosso país e no mundo! O aumento da intolerância, do ódio, da infidelidade, da corrupção... e por aí vai! Coloca em uma lista, caro leitor, e verá que não estou mentindo... estamos de fato involuindo ou regredindo!

     Me perdoem os otimistas de plantão, os pacificadores, os esperançosos, mas não há solução para o mundo pois a sociedade não quer melhorar, quer é ser egoísta, ambiciosa... vivem pregando sustentabilidade, redução da poluição... mas onde estão as ações, as mudanças? Já outros tentam descaradamente acabar com a família tradicional, e construir lares desestruturados, onde o que vale é cada um viver em seu próprio mundo, sem se falar, sem se amar... sem criar laços! Hoje grande parte dos pais e filhos sentam cada um com seu celular, tablet, e perdem ambos a oportunidade de compartilhar... os mais velhos sua experiência, e os mais novos seus anseios! E cadê a chamada evolução nisto tudo? Não vejo!
Definitivamente as pessoas precisam entender que evoluir é melhorar, e não se contentar ou aceitar... se conformar! Temos que remover a venda do mal e ver com os olhos da realidade, e entender que não evoluímos quase nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário