Pesquisa

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vida de cão

     Quase todo dia ouvimos alguém reclamando e dizendo "...que vida de cão!". Mas será que isto é ruim? Eu digo que não... mas explico.

     É fato que muitos cães quando nascem, grande parte são separados de seus pais, e passam a conviver em outro lar, onde muitas das vezes só ele é um cão! E neste momento tudo é novo... diferente e, logicamente, estranho! Imagina você ser separado de sua mãe tão novo, e chegar na casa de estranhos... pessoas que nem conhece e nem sabe como o tratarão? Pois é, acho que não seria fácil para nós, como também não o é para um cão!

     Mas mesmo com esta situação nova... um cão aprende rápido... pois ainda quando bebezinho, aprende os costumes da sua nova família... aprende a descobrir os limites do seu novo lar! Faz besteiras... urina errado, e por muitas vezes acaba destruindo coisas pela casa! Mas no fim, o cão aprende rápido seus limites, aprende rápido a obedecer... e aprende rápido a identificar onde pode ou não "pisar".

     Quando vai crescendo, vai se acostumando com o comportamento humano, e passa a amá-los mesmo que eles não o procurem muito... ou se importem muito. Para um cão, o simples fato de estar por perto de alguém já basta para amar esta pessoa! Aliás o amor de um cão é algo incrível, pois é incondicional! Ele sempre vive alegre, pois pra ele o tempo é curto... e "curtir a vida" é o que um cão sabe mais fazer! Ele sabe aproveitar o tempo, sabe se divertir com coisas simples, e sabe sentir quando alguém está feliz ou triste!!! Pois é, o cão é um ser sentimental!!!

     Depois de aprender a amar, e já adulto...um cão aprende a perdoar... e o faz com uma grandeza e nobreza que acho que só Jesus Cristo foi superior aqui na Terra! Pois quando você briga com um cão, ele fica triste ou com raiva... mas basta, no segundo seguinte... chamá-lo com carinho e ele vem como se nada tivesse acontecido! E isto é o que mais me impressiona no comportamento do cão... o perdão imediato, instantâneo. Não conheço nenhuma pessoa capaz de perdoar de uma forma tão verdadeira, tão sincera!

     Fico impressionado quando chego em casa e vejo meu cachorro (Snoopy), sentado me esperando. Ele pode até estar dormindo, ou deitado... quando me vê... independente da hora, do momento, ele levanta... faz uma festa... e aprendi a entender e valorizar esta atitude dele! Todos os dias, passo ao menos 5 minutos brincando com ele quando chego tarde da noite... e ele tem disposição, não porque não trabalha ou faz nada de muito pesado... mas porque guardou toda a sua energia e expectativa para minha chegada! Pode estar fazendo o que for, mas ele larga tudo para me receber, pula muito... pois esperou todo um dia... para te encontrar e sabe que cada segundo com você é importante demais para desperdiçar!

     Agora pergunto: de quantas pessoas você pode falar o mesmo? Quantas pessoas você conhece que te amam incondicionalmente? Quantas pessoas te perdoam imediatamente ao seu pedido de perdão? Quantas pessoas te esperam, e mesmo dormindo, acordam para te receber e dizer: "que bom que chegou?". Quantas?

     Sinceramente, acho que a vida de cão não é ruim... acho sim a vida humana uma porcaria! Pois assim que crescemos, aprendemos o que é certo e o que é errado... e, incrivelmente, o ser humano ama o erro! Adoramos ver pessoas brigando, ver discórdia, prostituição, traição, viver a vida sem limites... não perdoam os facilmente, e estamos perdendo a compreensão do que é amor, família... e cada vez sendo mais intolerantes com os demais!!!

     Para a maioria das pessoas o que é bom é o que acaba mal... pois quantas pessoas fumam, bebem e se drogam por aí? Quantas porcarias consomem diariamente? Isso sem falar o egoísmo, e a ganância que nos trouxeram para o estado em que nos encontramos: perante ao caos e a própria destruição!

     Sem medo de errar digo que burros, irracionais, instintivos somos nós, humanos... um cão sabe valorizar mais a vida e o seu curto tempo, do que nós que vivemos anos e anos e nunca aprendemos o quão bom é viver!!! Vivemos errando, ocupados, vivemos conectados a tecnologia... e hoje mal se vê alguém com a cabeça erguida, pois estão se entretendo nos seus tablets, celulares, e se esquecem de que a vida está passando e que a cada segundo é um segundo a menos para aproveitar as coisas boas que a vida nos dá! Ou seja, gastamos mais tempo com coisas fúteis e rotineiras do que o que realmente se vale a pena.

     Na boa... como queria eu ser um cão... viver 13 ou 15 anos, mas vivê-los amando, perdoando, e dando carinho sem esperar o retorno!!! Seria divertido passar o dia brincando, se divertindo, e vendo a vida de uma forma diferente, sem perturbações, obrigações... compromissos!

     Por fim, eu queria ter uma vida de cão, mas como não posso... vivo a vida de humano mesmo, tentando ser ao menos melhor para mim, e para os outros!!! E espero que você ao ler este texto, não mais associe a "vida de cão" a algo ruim, pois diferentemente de nós, humanos, superiores, qualquer cão mesmo sendo um mero cão de rua, sabe viver e aproveitar melhor o tempo, um cão sabe viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário