Pesquisa

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Chega de remediar... vamos prevenir!

     Certa vez conversei com algumas pessoas sobre nosso trânsito (aqui do Rio de Janeiro), e ouvi de uma delas que na América do Norte (citei de forma abrangente pois não me recordo se foi os EUA ou o Canadá...rsrrs) existe um plano de prevenção que visa diminuir o problema dos engarrafamentos. Pelo que entendi, e resumidamente repasso, é que parece que existe um estudo que analisa as ruas e, em caso de detecção de congestionamentos frequentes, se inicia a construção de uma nova via para "escoar" o trânsito daquele local. Na época achei aquilo maravilhoso, mesmo sem saber se de fato é algo verídico... pois se existe um local que previne e evita congestionamentos como os que ocorrem no Rio e em São Paulo, é realmente algo genial... incrível!

     Ontem, após a derrota do Brasil para a Alemanha, me recordei imediatamente de duas palavras que têm tudo a ver com o que supracitei: prevenir e remediar. Vi ali a aplicação da palavra "prevenir" no time alemão, no sentido de planejar... saber que precisa melhorar para evitar que no futuro sofra como ontem o Brasil sofreu! Já nossa seleção reflete exatamente nosso país em outros aspectos, pois nos mostra que não prevemos nada... só sabemos remediar... consertar depois que já aconteceu o pior! Ou seja, não conseguimos sequer ter planejamento, e um dia a "sorte" acaba... como acabou ontem para a seleção, e dá lugar aos problemas "remendados" que sempre existiram!

     Na verdade, como bem expressou um texto compartilhado cujo autor não se identificou, a malandragem perdeu para a competência! É exatamente isto... este papo de jeitinho para cá e para lá, esperar acontecer o pior para se conscientizar, é algo de civilizações passadas que não tinham o devido exemplo para  se basear, e pensar diferente. Nós somos um país que está crescendo, e a população como um todo precisa acompanhar este crescimento, e trazer lições e mudanças para cada indivíduo. Ou seja, significa acabar com os caminhos paralelos e fáceis, e partir para o correto! Se vai ser multado, que seja... pague e aprenda com o erro. Não jogue lixo no chão, jogue na lixeira, conserve o local onde vive. Acho que somente assim poderemos absorver uma nova forma de pensar, e tornar finalmente o Brasil em um país mais ordeiro e disciplinado, do que baderneiro... como infelizmente ainda é!

     Tive um amigo de trabalho que dizia "que acreditava na mudança das pessoas", e eu sempre achei isso engraçado, pois é complicada a questão. Mas hoje entendo que preciso apelar para esta mudança, clamar por ela... e que seja de uma forma radical, como um "reiniciar" de sistema. Precisamos virar a página de um país primitivo e cheio de "gambiarras", e iniciar um novo capítulo de um país moderno, respeitador de leis, e conhecedor dos seus direitos. E é uma mudança radical que deve ocorrer a partir do fim deste texto, ou seja, imediatamente!!!

     Para finalizar, chega de remediar brasileiros! Vamos ser como a cidade que prevê o trânsito, e criar novos rumos para nosso povo! Como começar? Ah, outubro está chegando, e junto as eleições. É a hora de acordar o "gigante", estudar as propostas de todos os candidatos (todos mesmo), e escolher aquele que melhor atender nosso povo. Não se apegue aos "figurinhas repetidas" por uma questão de comodidade, e parta para a pesquisa... o conhecimento dos candidatos que concorrerão. Esta é a hora de virarmos o jogo da nossa sociedade, golear os problemas, e sermos campeões da maior copa que já disputamos: a copa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário