Pesquisa

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Para refletir neste natal e fim de ano

"Para um cão,você não precisa de carrões,de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dara o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"

A frase acima foi citada no fim do filme "Marley e Eu", que por sinal é um excelente filme para quem tem cães, gatos, enfim, tem algum animal que ama. Mas não estou aqui para falar do filme, mas sim para falar algo bem mais importante.
Eu tenho um cão de aproximadamente 10 anos de idade que, desde pequeno, faz a alegria da minha casa. Sempre que me senti triste, ou feliz, lá está ele... abanando o rabo... esperando um carinho. Todos os dias que chego em casa, lá está ele acordado (meio que sonolento) me esperando, e sabe o que é mais curioso? É que ele só come depois que eu chego.
Meu cão se chama SNOOPY (nome dado pela minha mãe), e nunca vi tanta disposição para receber alguém! Todo mundo que vai lá é recebido com muitos pulos, e o mais engraçado é que, mesmo às vezes chegando tarde em casa, pode ser a hora que for, lá está o meu cachorro pronto para me receber!
Quando leio a frase acima, fico feliz e triste ao mesmo tempo. Fico feliz por saber que também tenho um cão e sei o quão bom é tê-lo por perto. Mas ao mesmo tempo fico triste por saber que chegará um dia, e ele partirá. E até devido a isso, às vezes me pego pensando: "Por que Deus nos deu uma vida mais longa que a dos cães?". Sinceramente não sei, porém ao conviver com meu cachorro diariamente, percebo que ele sabe viver melhor a sua vida, do que qualquer ser humano!
Para entender o motivo pelo qual penso assim, te faço algumas perguntas:

1 - Já conseguiu perdoar, no instante seguinte (isso mesmo), uma grosseria, uma ignorância de alguém?
2 - Quantas vezes você se permitiu viver sorrindo, brincando, mesmo tudo desabando ao seu redor?
3 - Quantas vezes alguém te acordou de noite, apenas para desabafar sobre algo, e você prontamente ouviu?

É difícil responder positivamente para as perguntas acima não é? Mas para um cão não é... para o meu cão não é! E é por estes e tantos outros motivos, que sempre tento aprender mais com os animais... como viver, como ser feliz, como valorizar aquilo que realmente é importante!
Está chegando mais um natal, e você provavelmente estará com sua família reunida, ou com amigos, enfim... estará celebrando este dia com alguém importante para você. Se permita sentir este momento, aproveite cada sorriso, se desligue dos problemas do cotidiano, evite resmungar, se entristecer, e busque mais viver!
Sempre que falamos de situações não muito boas da vida... citamos a frase "vida de cão". Mas eu, particularmente, não concordo com esta associação, pois o cão vive a vida intensamente... tenta achar a felicidade em tudo que possui. Outro dia desses eu parei e fiquei olhando para um cachorro de rua solitário, e qualquer pessoa que passava por ele e mexia com ele, ele ficava todo animado, mesmo sabendo que foi só um gesto... nada mais! Como diz a frase do filme, um cão já se contenta com um graveto, um cão não separa as pessoas pelo que pensam, pela quantidade de posses que possui... pois para um cão, todo mundo é igualmente especial, pois a vida para ele é especial.
Logo, leitor, você jamais terá uma "vida de cão", pois como seres humanos e inteligentes nós erramos demais. Nos permitimos odiar alguém pelo simples fato dela ter pisado no nosso pé sem querer. Separamos as pessoas de acordo com os nossos interesses, somos ingratos a vida que Deus nos concede! Julgamos os demais humanos por motivos banais... basta alguém olhar para você um pouco diferente... e você já julga mal a pessoa! E se fosse aqui refletir em tudo de errado que fazemos, concluiria que seria melhor Deus ter dado mais vida para os animais, do que para nós!
Aproveite este fim de ano, e reflita nas coisas que deixou de lado... do carinho negado a quem você ama. Esqueça tudo que viveu de ruim... mas só se permita esquecer, depois de refletir e decidir mudar!

Que possamos passar a viver como cães... ter uma "vida de cão"... e deixar de valorizar as coisas materiais... e se apegar ao maior tesouro que temos... que são todos os bons sentimentos que vem do coração!

FELIZ NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário