Pesquisa

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

No futebol planejamento é tudo

Após a 4ª rodada e o declínio do Flamengo, cheguei a uma constatação muito "batida" no meio do futebol: planejamento é tudo!
Desde meados do ano passado, o Flamengo vem tentando montar um elenco que pudesse resgatar e manter o histórico vitorioso do clube. E com a chegada do Vanderlei Luxemburgo, pude ver este objetivo mais claro. Porém hoje, depois de mais de um ano, vemos que não temos "peça" de reposição, enfim, o planejamento foi feito de forma incompleta.
Não é porque o Flamengo está mal, que eu estou escrevendo este POST, mas é pelas falhas administrativas(incluindo o próprio Vanderlei) que foram cometidas até aqui. Vamos a elas:

1 - ATAQUE: Desde o ano passado, o Deivid não desencanta e não consegue manter um certo equilíbrio nos jogos. Oscila entre os extremos atuando ou muito mal, ou muito bem. Pois bem, há uns meses atrás um excelente jogador (dentro de campo) ficou livre para negociar: Borges. Tudo bem que ele saiu do Grêmio meio que "queimado", mas hoje este mesmo Borges é um dos artilheiros do Santos no campeonato. E por que a diretoria e departamento de futebol do Flamengo não tiveram essa visão? Não tentaram a contratação dele? Pois sabiam que o Deivid poderia continuar no mesmo ritmo, e assumiram um risco totalmente desnecessário. Final da história: insistiram demais no André (que é igual ou pior do que os atacantes do Flamengo), não contrataram o André e trouxeram o Jael "cruel", que até faz gol... mas que oscila tanto quanto o Deivid. Cabe ainda dizer, que hoje me arrependo de ter sido favorável a não contratação do Emerson, pois no time atual do Flamengo, ele "cairia como uma luva".

2 - MEIO DE CAMPO: Este ano tivemos duas grandes contratações: Ronaldinho e Thiago Neves. Que ótimo... mas e os substitutos? Será que ninguém percebeu que o Botinelli jamais poderia substituir um dos dois? E o Fierro... qual sua função no campo? O fato é que não temos substitutos para estes dois, ou seja, quando os dois estão fora do time ou mal (como é o caso do Thiago Neves), as coisas não acontecem.

3 - DEFESA: Bom tirando o Felipe, que tem subido de produção e foi uma excelente contratação, não temos ninguém na defesa a poupar. Podemos até deixar um pouco fora disso o Alex Silva, mas os demais estão mal... muito mal! O Wellinton até que fez gol ontem, mas continua mal e longe do que esperamos de nossos zagueiros. Aí vem a questão: vai colocar quem? Se o Luxemburgo olhar para a base, temos o Marlon e o Frauches (não sou agente dele... mas insisto nele!) que são "garotos" mas que tem muito mais recurso que o Wellinton, Angelim e cia. Por que não dar uma chance (presente de grego) a estes meninos? Quem sabe um deles não pode, juntamente com o Alex Silva, fechar a zaga e dar segurança?
Outro que anda mal demais é o Léo Moura. Está longe do lateral que encantou nossa torcida, está com medo, omisso... falha demais na marcação. O primeiro gol do Atlético, ontem, surgiu de um bote errado dele, o que abriu uma "avenida" na defesa e... GOL do Atlético Paranaense. Acho que temos que dar uma chance ao Galhardo e ver no que dá.
Sem contar que não temos um lateral esquerdo reserva (Rodrigo Alvim não conta!).

Enfim, hoje vemos que falta elenco para o Flamengo, pois com os principais jogadores jogando mal, não temos conseguido ganhar há 8 jogos!
Gostaria, por fim, deixar uma dica de escalação para o Vanderlei para o jogo contra o Botafogo:

Gol: Felipe
Lateral Direita: Rafael Galhardo (deixa o Léo Moura no banco, para repensar um pouco nas suas atuações)
Zagueiros: Frauches (uma nova aposta) e Alex Silva
Lateral Esquerda: Junior Cesar
1º Volante: Airton
2º Volante: Maldonado (conduz melhor a bola que o Williams, e erra menos passe)
Meias: Renato Abreu e Ronaldinho
Atacantes: Jael ou Deivid e Thiago Neves (apostaria nas jogadas de canhota do Thiago, e recuaria o Ronaldinho para o meio)

Agora é esperar e torcer para que o Flamengo dê a volta por cima no próximo domingo contra o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário