Pesquisa

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Redes sociais: Pangéia virtual

Quando estava no colégio, aprendi que o mundo há muitos anos atrás era um grande bloco de terra envolto por águas, e a este grande bloco foi dado o nome de Pangéia.
Se a teoria é verdadeira ou não, só Deus (literalmente) sabe, mas o fato é que esta teoria pode ser aproveitada para os nossos tempos, pois as redes sociais encurtam espaços recriando um único bloco, sem limites, sem separações. É nas redes sociais que pessoas de todo o mundo, podem compartilhar informações, "matar" saudades, e, de uma certa forma, voltar a conviver. Enfim, as redes sociais remontam uma Pangéia, só que virtual.
Fica muito claro que estas redes, são um sucesso e também algo muito bem vindo na atualidade. Mas tudo que é bom, tem seu lado ruim... e neste caso não é diferente! Pois da mesma forma que as redes sociais possibilitam uma comunicação quase que global, também expõem e punem todo aquele que não sabe usar bem as palavras, e a "liberdade" de expressão que lhe é concedida.
Poderia eu aqui ficar escrevendo sobre os muitos pontos positivos das redes sociais, mas gostaria de me restringir a alertar os usuários sobre questões que podem "destruir" sua imagem na rede e, porque não dizer, na vida real.


AMIGOS:
  1. Não adicione qualquer pessoa que queira ser seu "amigo", apenas aquelas que realmente fazem parte do seu convívio. O motivo é simples: se você adiciona o Joãozinho sem nem saber quem é, pode ser que o Joãozinho seja uma pessoa de má índole, e venha criar constrangimentos com suas frases, "atitudes", fotos... enfim... lhe colocar em uma situação extremamente ruim.
  2.  Filtre bem as pessoas da mesma empresa que você, pois adicionar a chefia (a não ser que não se importe) na sua lista de amigos, pode ser negativo. Pense que toda vez que entrar na sua rede, em horário de trabalho, seu chefe irá te ver online, e provavelmente vai pensar que você não está produzindo. Mesmo que você só entre por 5 minutos, já terá sido o suficiente para surgir este pensamento.



FOTOS: Evite, evite mesmo... expor fotos íntimas, principalmente aquelas em que você se encontra com pouca roupa. Estas fotos, em mãos erradas, irão lhe dar muita dor de cabeça!
Recomendo exibir fotos apenas para quem faz parte da sua lista de amigos, e deixe apenas uma foto pública, de preferência apenas de rosto.
Evite também colocar fotos sarcásticas, ou de insultos a times, etnias... enfim, evite ofender. A ofensa sempre gera uma retaliação, e em se tratando de redes sociais, pode causar bastante estrago!!!





POSTAGENS: Este é o ponto principal da postagem de hoje. É devido as postagens, que muitos acabam "queimando" toda a sua imagem. Cabe aqui reforçar os seguintes pontos:

  1. Nunca, jamais... publique textos preconceituosos, de ofensas, pois isto poderá afastar muitas pessoas de ti. E outra, todo e qualquer tipo de preconceito é crime, logo isto poderá ser usado contra você.
  2. Não generalize em seus comentários quando for expressar algo negativo, pois ninguém é igual, logo nem todos os homens são infiéis, nem todas as mulheres são "fáceis". Lembre-se que generalizar nestes casos, é o mesmo que ofender pessoas corretas e afastá-las do seu convívio.
  3. Este último item é para quem é cristão (mas se não for e quiser ler tudo bem também!). Evite usar palavras de baixo calão (xingamentos), priorize sempre mensagens positivas, que venham suavizar os corações de quem ler. Com isto estará dando um excelente exemplo do que é o Cristianismo e do que ele "prega". Infelizmente não tenho visto muito isto, tenho sim observado que muitos extrapolam, não sabem se expressar, e acabam derrubando a imagem não só da própria pessoa, como também da religião que segue. Lembre-se que muitos verão a sua religião através dos seus pensamentos e atitudes, logo tente ser um espelho que reflita luz, e não trevas!
Vamos utilizar as redes sociais e todos os seus recursos, sempre se recordando que qualquer atitude errada será propagada como o eco. Seja responsável, opine, ajude... e compartilhe coisas boas. Vamos tornar as redes sociais um espaço de entretenimento, de informação, mas principalmente, de respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário