Pesquisa

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A mudança começa de dentro para fora

     No dia do grande protesto que ocorreu aqui no Rio, vi um cenário que nunca havia contemplado em toda a minha vida! Vi colegas de trabalho criando cartazes, marcando ponto de encontro no centro da cidade, e se preparando para uma verdadeira festa! Vi também nas ruas pessoas fazendo filas no metrô, todos prontos, vestidos, e com certeza serão parte da história atual e futura do nosso país!!!

     Durante todo o dia, a grande mobilização e o grande basta do povo brasileiro... ficou evidente nas ruas, nas empresas, e até no próprio governo. Foi excepcional, foi algo extremamente diferente... pois vi ali pessoas lutando por mim, por elas e por cada brasileiro que luta diariamente para ter uma vida digna!!!

     Mas tudo tem um porém... e com esta bela história de independência, digna de filmes... não seria diferente! Mas calma eu vou explicar!

     Achei tudo muito bonito, tudo muito bem arquitetado... as reivindicações bem definidas e justas! Mas muitos destes brasileiros (não estou generalizando) se esquecem de que toda mudança primeiro precisa partir de cada um, para depois mudar o todo!

     Mas por que estou falando isso? Pois por mais que reclamemos dos serviços, e da atenção dada as reivindicações do povo, muitos brasileiros transgridem e não exercem seus deveres e extrapolam nos direitos.  Muitos brasileiros cobram justiça contra a corrupção, mas vivem "pirateando" produtos, mídias, enfim, buscando alternativas para não comprar e ressarcir quem teve o trabalho de criar. E isto não está certo... independente do que levou a estes tantos tomar tal medida!

     Logicamente não estou comparando os crimes cometidos contra o povo, com as transgressões que muitos cidadãos cometem! Não tem como comparar pois são grandezas diferentes!!! Mas se você, cidadão, não inicia por você as mudanças... não exerce a cidadania, o respeito a sociedade, como poderá exigir do outro? Como poderá cobrar do político, quando muitas vezes o colocou no poder em troca de favor? Ou na esperança de receber um "presente"?
   
     Fico transtornado quando vejo pessoas desrespeitando o direito do outro... é tanta falta de respeito que vemos por aí, que vão desde xingar outra pessoa, a sujar o chão... pôr som alto até a madrugada! E do que adianta uma pessoa dessas, um mal cidadão, reclamar do político quando ele mesmo nada respeita?

     Logicamente sonho muito com um Brasil mais igual e justo... mas sonho com bons cidadãos também, sonho com uma sociedade mais amável, correta, e lutadora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário