Pesquisa

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os jogadores de futebol do século 21

Após terminar o jogo de estréia do Brasil na Copa América (contra a Venezuela), tive a sensação de ter perdido 2 horas preciosas de descanso! Além do placar não ter saído do zero, o jogo foi ruim... sem emoção, e cheio de jogadas de efeito... mas sem objetividade!!!
Com base na pífia estréia brasileira, fiquei refletindo sobre a postura dos jogadores desta renovada seleção, e constatei que atualmente o jogador de futebol mudou... se modernizou, tem mais vaidade... mas o futebol deixou de ser objetivo. Este é o retrato, na minha visão, do atual jogador de futebol.
Lembro de ouvir do meu pai, dos meus tios, e companheiros de trabalho com mais idade (não estou chamando de velho!), que os antigos craques do nosso futebol eram extraordinários. E o que mais destacavam destes craques, era o amor a camisa, a humildade, e a postura profissional exemplar (com algumas exceções). Sem contar a capacidade técnica que, sem os recursos modernos das chuteiras e uniformes que temos atualmente, era incomparável! Acredito até que nesta época, poderíamos tranquilamente comparar um jogo a um filme de sucesso do cinema: certamente não iríamos nos arrepender de ter gastado dinheiro ao assistir.
Ao comparar estes craques antigos com os atuais, percebemos que a uma parte dos craques atuais se preocupam mais em criar um estilo de cabelo, de frequentar boates... barzinhos, do que ser de fato um jogador decisivo, objetivo. Existe ainda alguns que fazem questão de humilhar (como os casos relatados em redes sociais) e xingar torcedores, se esquecendo que são estes mesmos torcedores que ajudam o clube e dão apoio ao time nos jogos. E muitos destes quando são contrariados, seja pela torcida ou até mesmo pelo técnico, ficam revoltados e se achando no direito de desrespeitar, mesmo sabendo que de fato não produziu o mínimo que se espera dele.
Eu sinceramente torço para que a "ficha caia" para alguns destes craques marrentinhos nesta Copa América, e asssim possam se conscientizar de que jogador de futebol não recebe para dar mídia, para fazer graça, ou até mesmo para falar demais e humilhar outras pessoas, mas sim para ser colaborador do seu time, ser objetivo, decisivo... assim como nossos grandes jogadores do passado, e alguns que se aposentaram recentemente, foram.
 Espero, por fim, que os próximos jogos que a seleção venha a disputar me faça relembrar os bons tempos registrados em outras décadas, e que possamos ser, na casa dos argentinos, campeões da Copa América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário