Pesquisa

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Processos seletivos

   Antes de mais nada, quero deixar claro que não são todos os processos seletivos que são ruins e mal elaborados, mas que tem muitas empresas errando nestes processos... ah tem muitas!!!

   Todo cidadão quando chega a maior idade, e muitos até antes disso, tem de enfrentar uma difícil etapa da vida: procurar emprego. E como consequência desta procura, vem os processos seletivos... que muitas pessoas temem... por considerar estes processos um verdadeiro pesadelo! Abaixo detalho, com certo humor, todas as fases desses processos.


   Inicialmente quem entra em contato é o próprio RH, agendando uma entrevista. Neste primeiro contato, o entrevistador faz algumas perguntas básicas e agenda um dia e um horário. Até aí tudo bem! O problema começa quando você vai para a entrevista... pois geralmente a pessoa nunca te atende logo. Na grande maioria das vezes, a recepcionista pede para você aguardar... e isso me irrita profundamente, pois o AGUARDAR traduz-se como "Espere... até o entrevistador lembrar de vir aqui e chamar você!". Ora, se o entrevistador não sabe se vai estar disponível, por que então marca hora? E tiveram algumas vezes em que o entrevistador ainda apareceu, depois de 4000 horas de espera, e diz: "Já vou te atender!"... que na verdade significa "Espere mais 5000 horas que já te chamo!".
   Outra coisa que não entendo em processo seletivo, são aqueles testes psicológicos... com perguntas óbvias como por exemplo: "Quando você chega em uma festa, prefere conversar e conhecer as pessoas, ou prefere se isolar e ficar de cara fechada?", ou "Em uma reunião, você ouve a opinião dos demais ou parte para a agressão por se achar o certo?". É lógico que não haverá um cidadão que escolherá "ficar de cara fechada" ou que desejará "agredir os contrários a sua opinião"! É lógico que ninguém gostará de ser o MAU, pois nenhuma empresa irá contrata-lo!!!
   Outra pergunta que me deixa um tanto intrigado, é a que se refere ao futuro... pois como irei me ver daqui há 5 anos? Não sei nem se levanto amanhã, o que dirá daqui há 5 anos!!! É mais fácil perguntar quem será o campeão do Brasileirão 2011 do que me fazer uma pergunta destas!!! Literalmente, só Deus sabe como estarei daqui há 5 anos!!! E ainda tiveram empresas que me perguntaram como me vejo daqui há 10 anos! Eu respondi: "Espero estar vivo!".
   Passando os testes psicológicos, vem então a temida e inútil (na sua maioria) dinâmica de grupo. Está aí uma etapa que eu, particularmente, não gosto! Não gosto, não pelo fato de ser uma dinâmica, mas sim pelo comportamento de alguns candidatos e das atividades propostas na dinâmica. Primeiro, porque sempre tem o candidato "bonzão"... aquele que, ao ser sorteado os grupos, já que dar ordens até para onde cada um irá se sentar! O mais engraçado é que toda vez que esse tipo de candidato fala... ele fica olhando para os avaliadores como se quisesse dizer "FILMA EU!". Segundo porque as atividades
   Em dinâmicas de grupo, é muito comum ter atividades que nada tem a ver com sua profissão. Já participei de uma que você tinha que lutar no cabo de guerra. Agora para que isso? Para testar se eu sou forte o suficiente para levar a empresa toda nas costas? Só se for!!! Além desta bizarrice, participei de outras que tinham brincadeiras de equilíbrio (eu provavelmente me candidatei errado para o cargo de trapezista!), de decorar nomes dos demais candidatos (para que saber isso... se nunca mais vou ver aquelas pessoas!!!), ou seja, é perder tempo!
   Após passar a dinâmica de grupo (caso a empresa exija), vem então a última etapa: entrevista. Na entrevista, quando com o gerente da área contratante, ocorrem diversas situações um tanto estranhas. Uma das que mais me incomodam, é o gerente perguntar sobre coisas que já estão no currículo. Exemplos: "Qual sua formação?", "Me fale da sua experiência profissional!", "Fez cursos?", "Qual sua pretensão salarial? (quando no anúncio da vaga já foi dado o valor do salário)". Po meu irmão... para que serve o currículo? Não é para isto? Se vai perguntar, melhor pedir para o candidato ir e se apresentar, do que fazer ele repetir tudo que já escreveu no currículo e mandou, muitas vezes, com antecedência!!! E se o gerente não teve tempo para ler, ou remarca a entrevista, ou dá uma lida rápida antes de chamar o candidato... assim perde menos tempo com perguntas já respondidas no currículo, tendo a oportunidade de perguntar coisas que não constam lá.
   Outra coisa que eu não gosto em entrevista, são aquelas realizadas pelo gerente e outros funcionários (que às vezes sabem menos que você!). Dentre os muitos problemas, o principal é que nenhum dos três sabe se organizar na hora de perguntar... daí você fica olhando o primeiro que perguntou... para o segundo que "atropelou" o primeiro... e você não consegue focar em uma só pessoa... tendo que ficar balançando a cabeça toda hora, para olhar para o cara que está te perguntando!!! Teve uma vez que saí com dor no pescoço de tanto olhar para um lado e para o outro!!! E o terceiro cidadão? Pois é... ele ali é só um figurante, igual os de novela... dificilmente o coitado terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta... e às vezes nem dizer o nome ele vai poder!!! Então para que dois ou mais? Um já basta!!!
   Por fim, após passar de todas essas fases (e vencendo os chefões, como nos games), resta esperar... às vezes muito tempo... para o tão esperado retorno da empresa. Ah, mas essa é a pior parte... pois comigo já ocorreu, pasmem, várias vezes de sequer receber um retorno. Ou seja, até hoje ainda estão abertos processos seletivos que já fiz há 5 anos atrás, e provavelmente algumas dessas empresas nem existem mais! Enfim, está mais para um processo judicial, do que para um processo seletivo!
   Para encerrar gostaria de dizer que, infelizmente, foram poucos os processos seletivos que participei... que gostei e achei organizado! Uma parcela grande de empresas ainda continuam desorganizadas ao realizar estes processos, convocando às vezes a torcida do Flamengo para disputar uma vaga... não dando retorno ou "FEEDBACK" (forma chique de dizer retorno!), enfim, desrespeitando os candidatos que nada mais são que pessoas em busca do seu "ganha pão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário