Pesquisa

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Calor extremo no Rio de Janeiro

     Hoje vi na internet que o calor atingiu uma marca histórica, uma temperatura que não ocorria há quase um século!!! Incrível isso! Porém mais incrível ainda é, mesmo com tudo isto, termos pessoas adoradoras e seguidoras do calor que tem feito por aqui!

     Que me perdoem os amantes do calor, do verão... mas já foi tempo em que podíamos comemorar esta estação. Faz tempo, e arrisco a dizer que jamais conheci essa época, que se podia contemplar a paisagem do verão, sem sentir esse incômodo calor que sentimos atualmente! Acredito que só meu avô, com 100 anos, é que pode viver tal época e viver com temperaturas mais amenas, e mais reguladas! Hoje estamos longe disso, longe do bom tempo e perto do inferno terreno!

     Devido a tudo isto que temos presenciado nas últimas décadas, tenho feito uma campanha, nas redes sociais e aqui no blog, de conscientização da população visando acabar com o maldito clichê "...cariocas não gostam de dias nublados.". Tenho tentado fazer com que as pessoas reflitam na atual condição do nosso planeta, e no que se pode melhorar ou amenizar. Mas tem sido em vão... principalmente porque aqui no Rio, existe uma grande quantidade de pessoas que só pensam em si, e no que é bom para elas. Só pensam em ser mais um adepto deste falso carioca que ama o calor e odeia o frio!

     Eu quando emito uma opinião, em grande parte das vezes, e principalmente quando se refere a outras pessoas, tento ser respeitoso. E quando penso no calor, não penso em mim... e no que poderia estar fazendo neste tempo, mas penso naqueles que não tem ar condicionado, ou que às vezes nem um ventilador decente possui. Penso nas pessoas que possuem caixas d'água expostas ao sol o dia todo, e que quando chegam em casa e tentam tomar um banho, sentem o desprazer de receber uma rajada de água quente... que mais parece uma água fervida do que água para banho! Eu já vivi algumas destas coisas, e outras ainda vivo até hoje! Porém graças a Deus agora estou no meu ar condicionado escrevendo isto, sem sentir o ar quente que insiste em permanecer na nossa cidade.

     Se você ama este tempo, por favor... pare e pense nos demais cariocas e pessoas que aqui estão. Pense no sofrimento do mendigo, dos animais de rua sem água para beber, pense nas pessoas que passarão as noites tomando banho, ou dormindo com toalha molhada no corpo para refrescar! Pense nos outros, enfim, não em você! Seja consciente e perceba que não curtir um tempo quente desses não é questão de gosto, não é questão de deixar de ser carioca, mas sim uma questão de bom senso, de consciência social!

     Por fim amanhã, quinta-feira, anunciaram uma chuva para nossa cidade... e que ela venha mesmo! Que venha com ventos capazes de mandar o calor embora, nem que seja por uma noite... nem que seja para dar-nos uma falsa esperança de dias mais amenos! Pois do jeito que está não dá! Que Deus ouça meu clamor, meu pedido e que possa contradizer o clichê mentiroso do carioca.... e que possamos comemorar dias mais amenos, e noites menos calorentas e mais agradáveis!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário