Pesquisa

segunda-feira, 8 de março de 2010

Princípio, uma ideologia em extinção

Outro dia desses me deparei com uma cena lamentável: um garoto desrespeitando sua mãe!!! Foi mais ou menos assim:
O garoto pediu a mãe de forma "gentil" (para não dizer o contrário) uma garrafa de água. A mãe foi lá e comprou e lhe deu... daí ao acabar o garoto pegou a garrafa e jogou na mãe e voltou a andar de skate.
Para quem não viu a cena, pode até pensar: "Pô mas o garoto não fez nada!". Mas como eu estava lá, pude perceber a forma como o mesmo pediu a água de forma autoritária, e como jogou a garrafa na mãe como se a mesma fosse um "lixo" (isso mesmo.. lixo).
A partir deste momento fiquei revoltado, não porque nunca tenha feito nada (de ruim) para a minha mãe, mas por não me imaginar com aquela idade reagindo daquela forma... um absurdo! Sinceramente, deu vontade de pegar a cabeça dele e arremessar longe, mas como em nada tinha a ver com aquela situação, preferi me resguardar e engolir o que acabara de ver.
Tal fato aconteceu a algum tempo, porém este fato me fez começar a refletir nos princípios que, a cada dia, perdemos e que nem mais conseguimos transmitir a outros, pelo simples fato de que os mesmos se encontram "ultrapassados". E até afirmo mais... se você tentar explicar a alguém algum princípio envolvendo fidelidade e outros temas de relacionamento, é capaz de virar motivo de chacota dos demais, pois a tal da "modernidade" não permite princípíos como este e muitos outros.
Quando eu era criança, meu avô sempre me contava histórias do seu passado e eu sempre curti muito isso, pois era como aprender um pouco a viver... era como adquirir um pouco da sabedoria que ainda eu não tinha. Ele contava como era o Rio de Janeiro na década de 30, como se vivia, o que ele mais gostava de fazer... trabalho... e etc. E enquanto ele falava, eu imaginava como seria este tempo, aonde as pessoas se respeitavam mais, davam mais satisfações aos pais.... pedindo sua bênção antes de sair e antes de dormir. Imagino que época boa era aquela!
Já hoje se prega que os filhos têm que ter mais privacidade, pregam que um filho pode levar a sua namorada para casa e transar lá sem problemas... mesmo ele sendo menor de idade e sem nenhuma noção da responsabilidade que é o ato sexual! Hoje as pessoas brigam, matam pais... matam filhos (alguns até bem pequenos), fazem novos filhos com meninas de 12 a 15 anos... enfim, uma imundice só!
Se você, moderninho, parar para pensar... concluirá que os princípios estão entrando em extinção... estão se acabando assim como tudo de puro e bom que já existiu. Porque hoje tudo é normal, um homem beijar o outro é normal, uma mulher beijar a outra é normal... quem nunca teve uma experiência homossexual é um atrasado... um careta... e por aí vai. Poderia ficar aqui listando várias situações que hoje são feitas as claras, que antes nem passava na cabeça das pessoas, pois era abominável!
É engraçado pensar que, se você age como uma pessoa com princípios, você está totalmente errado, caminha na contramão do mundo! É imbecil uma pessoa que pensa assim! Mas não culpo este tipo de pensamento, pois em todos os veículos de comunicação, se propagam cada vez mais e mais... pensamentos imbecis como este, e tem casos até que usam o humor para "mascarar" como bom algo que, na época do meu avô, era abominável... era proibido.
A partir de tudo isto, me pergunto hoje: "Será que um dia resgatarão os princípios?". Sinceramente, acho que princípios serão apenas vistos em histórias de época e em museus, serão apenas recordações de algo que era antiquadro, ultrapassado, um estilo de vida ou ideologia que não se encaixa mais na vida "moderna" que levamos.
Penso, por fim, que um dia serei avô... e meu maior dilema será: "O que falarei aos meus netos?". "O que ensinarei a eles?". Pois é... imagino que quando este dia chegar, seremos uma humanidade totalmente corrompida pela podridão que imbecis influenciadores irão impor pela mídia. Logo tudo que eu tentar ensinar, será jogado por terra no cotidiano deles... o que será terrível! Mas isso nunca vai mudar o que hoje penso, o que hoje guardo como tesouro valioso... pois ter princípios é muito mais que seguir ideologias de vida... é saber viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário