Pesquisa

segunda-feira, 1 de março de 2010

INTERNET - Inovação que separou as pessoas

Quando estava terminando minha graduação na Universidade Estácio de Sá, li uma matéria interessantíssima publicada no jornal da universidade, falando sobre a internet. E, em um dos pontos da matéria, a autora do texto alertava sobre o modo como as pessoas foram se separando, por causa deste meio de comunicação incrível que é a internet.
Inicialmente pensei em parar de ler, pensando ser mais uma matéria sensacionalista... e o pior, de alguém que estava acabando de nascer para a carreira de repórter! Era um total absurdo "pensar mal" da internet, quando a mesma "abriu" nossos horizontes da informação, nos fazendo ir além de nossas casas e escritórios. Para mim aquela repórter estava cometendo uma "heresia" virtual!
Mesmo com toda a revolta inicial, continuei lendo, lendo... até que fui percebendo que a mesma falava a verdade, e que verdade! Pois hoje em dia de fato as pessoas preferem navegar na internet, a estar com amigos, namorada(o), enfim... vivem em um mundo só seu... egoísta!
Se pararmos para pensar por 10 minutos, perceberemos que nossa vida foi completamente alterada por causa da modernidade no geral. Abaixo alguns exemplos:

->CARTA: As cartas, até certo tempo atrás, eram muito utilizadas, e eram em grande maioria, feitas a mão, o que passava mais emoção para quem estava do outro lado recebendo e lendo. E hoje? As mesmas foram naturalmente substituídas pelos populares e-mails. Quer falar com alguém? Mande um e-mail para essa pessoa e pronto!

->HOME BANKING: Essa foi uma inovação muito comemorada por todos, pois de casa e sem enfrentar filas, você pode realizar diversas operações bancárias como pagar contas, consultar saldos, imprimir extratos, realizar transferências... e etc. Aí você vai ficar "pau da vida" comigo e questionar se eu gosto de filas de banco. Bom é claro que não, mas com o tempo percebi que em um banco, você encontra pessoas legais para conversar, se distrair um pouco, e perceber até nas histórias de vida dos demais, que seus problemas são pequenos. Isso você nunca fará em um site de banco, a não ser que entre no Chat Online do banco e fale com a atendente, que mais parece um robô do que pessoa escrevendo!

->MSN, Orkut e demais meios de conversação: Foram uma inovação também e que até hoje é uma febre na internet! Quase todas as pessoas que conheço possuem o "pacote": MSN e ORKUT. Alguns agora estão aderindo também ao FACEBOOK, TWITTER e etc.
Creio que esses meios de comunicação tenham sido criados para que, pessoas que estivessem longe das outras, pudessem de alguma forma se comunicar a baixo custo e de forma instantânea. Porém hoje o que se vê, são pessoas que até evitam contatos com os demais (fisicamente falando), preferindo apenas conversar pelo MSN, ou enviar "scrap" pelo ORKUT... enfim, quer se isolar! Além do fato de você ter o poder de bloquear, ou ficar "invisível" para aquelas pessoas que você considera chatas (e o mais engraçado é que parte dessas pessoas bloqueadas são seus amigos, certo?).

Por fim, acho que cabe a cada um avaliar até que ponto vale trocar os passeios com amigos, festas, ou um simples bate-papo... por bytes enviados de um computador a outro através da internet. Até que ponto um sorriso, uma brincadeira, uma surpresa, podem ser substituídas por "emoções virtuais"?
Se para você a internet não substitui os momentos reais, parabéns... mostra que sabe separar as coisas. Agora se você acredita que a internet é tudo para você, preocupe-se... pois quem faz da internet seu mundo, é porque pode ter medo de encarar as circunstâncias e desafios do mundo real!
Meu conselho: saia de casa, curta as pessoas que você gosta e considera, busque a natureza, e faça da internet apenas um meio de alcançar conhecimento, e não um meio de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário